Tuesday, February 6, 2018

Transformando uma fantasia velha em vestido lolita


Uma das coisas que adoro fazer, como muitos de vocês sabem, é transformar tudo que me rodeia em coisas "lolitáveis", ou seja, que sejam usáveis para lolita ou para o lolita lifestyle. Assim, tendo ganhado uma fantasia velha, meu primeiro pensamento foi "vou transformar isso em algo lolitável"!

Primeiramente, fiz um levantamento da peça. A saia da peça tinha os pregueados com aproximadamente 3m x 30 cm, um tamanho ótimo para uma saia lolita, exceto pelo comprimento, que é curto demais. Por isso, eu teria que mexer no "xale" para fazer o comprimento dar certo.

Como o xale foi cortado enviesado, consegui tirar duas tiras de aproximadamente 1,5 m para colocar na barra. Meu primeiro pensamento foi, "ah na pior das hipóteses daria uma saia lolita".


O próximo passo foi overlocar tudo. Como minha overlock principal ainda não tinha vindo na mudança, acabei optando por usar a GN6, que é mais lerdinha que a overlock que costumo usar. Conseguimos consertar ela recentemente, então estou com 3 overlocks em casa. Achei a GN6 meio pesada para se lidar, tive que enfiar o pé mais fundo do que estava acostumada, mas no geral é uma boa máquina para se trabalhar. Com tudo overlocado, foi a hora de juntar as peças e deixar a parte da saia pronta.

Depois da saia praticamente montada, era a hora do corpinho. O que havia sobrado do xale era um triângulo cuja hipotenusa tinha aproximadamente um metro e os catetos entre 40 e 50 cm, ou seja, muito pouco tecido! Como se sabe, trabalhar com xadrez também é infernal para a padronagem coincidir, então não foi fácil. Baseado nisso, eu desenhei um molde especialmente para o modelo, deixando o corpinho na frente mais alto e atrás mais baixo, para poder aproveitar o tecido no máximo.

O projeto ficou parado, por eu estar mal por uns dias; então semana passada decidi retomar. Como já havia cortado o molde no tecido, bastou apenas ir com paciência juntando as peças e fazendo os acabamentos e detalhes. Coloquei shirring também nas costas, porque é um vestido que quero usar no dia a dia com mais frequência.

E foi assim que ele ficou:


Uma graça né? Achei ele bem versátil, dando pra usar com blouses pretas, brancas e creme! Até fiz um outfit com ele no dia:
Foi muito legal ver o resultado final de tudo, e ainda estou querendo fazer um bow para esse vestido com os retalhos que sobraram. Vai ser ótimo para o inverno, já que esse tecido é meio que uma lã um pouco fina. Muito feliz que é mais um vestido para eu usar diariamente!

21 comments:

  1. Menina quanta matemática! Fiquei que nem o meme da Nazaré lendo esse post hahaha, mas ficou incrível

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahahahahah eu tbm XD !! Nunca que eu ficar pensando numa hipotenusa pra fazer uma roupa bruebruehrhab

      Delete
  2. Esse vestido ficou maravilhoso.. nem dá pra acreditar que um dia foi uma fantasia velha, ele é digno de estar na vitrine de qualquer brand conceituada <3

    ReplyDelete
  3. Como eu já havia te dito, ficou maravilhoso! Parabéns, você tem muito talento! <3

    ReplyDelete
  4. aah, vc aproveitou o material muito bem, e a padronagem ficou muito bem distribuída! Ficou com cara de coisa da Meta! <3 parabéns!! (aah, e eu finalmente terminei o vestido com o tecido de livros! não aguentava mais olha pra ele em cima da pilha de coisas pra fazer xD)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Awnn obrigada!
      Eu vi o vestido, ficou lindo demais! Preciso fazer alguma coisa com o meu também, daí dá pra gente twinar!

      Delete
  5. meu... vc faz mágica...
    ficou muito mais bonitão que muitas burando por aí...
    fiquei curiosa p saber como ficou as costas com o shirring

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada ❤
      Eu atualizei o post e coloquei uma foto das costas ❤

      Delete
  6. Se não lesse diria que era vestido de brand mesmo *o* Parabéns!

    ReplyDelete
  7. Gostei bastante da transformação *___*

    ReplyDelete
  8. Nossa, ficou MUITO maravilhosa!
    Quando vi no instagram achei que fosse algum vestido da Baby! :O

    ReplyDelete
  9. Que trabalho maravilhooooso você fez com essa fantasia/kilt antigo! O vestido ficou magnífico! Ando louca por um tartan vermelho assim :)

    ReplyDelete

Welcome!
I love reading your comments! They make my day and make me inspired to post new things!