Monday, September 16, 2019

[Tutorial] Bolero Lolita feito com blusinha comum

Depois de um tempo sem costurar, resolvi dar o ar da graça ~✧
Eu estava precisando de um bolerinho pra fazer algo que sempre tive vontade: tentar a ideia de coords pink x pink que tem em um dos livros da Misako Aoki.

 Sempre achei a combinação muito legal, mas como não tinha elementos de rosa forte, ainda não tinha tentado. Maaas, com minha nova bolsa e sapato rosa chiclete da Cotton Candy Feet, agora é a hora!

Na real eu só ia importar algum bolerinho, até vi alguns da Baby e da Emily Temple Cute, mas como minha paciência desde que saí da faculdade anda a -200, e estou como se tivesse nascido de 3 meses de tanta impaciência, resolvi fazer o que faço de melhor: garimpar!

Até achei alguns legais no "Enjoebs", mas não tenho paciência pra correios, entonces resolvi dar uma olhadinha casual nas lojas em que passava. Durante uma das minhas saidinhas achei uma blusinha de viscose, e me arrisquei a levar; não sabia se era o rosa certo por estar sem os itens na hora, mas de lembrança o rosa parecia similar (NÃO FAÇAM ISSO EM CASA CRIANÇAS, levem sempre o item antes de comprar), então me arrisquei a levar; se não desse certo, mais uma brusinha pro armário normie né?

O rosa no final das contas era bem similar ao dos itens, e casou feito uma luva com meu Holy Night Story OP, então win-win. Mas na real recomendo que quando forem fazer essas cagadas coisas, levem o item junto pra fazer teste de cor.

O que você vai precisar


☆ Máquina de costura que faça zigzag também
☆ Tesoura
☆ Alfinetes
☆ Agulha de costura a mão
☆ Linha da cor do tecido
☆ Fitinhas, renda e tranqueirinhas para enfeitar
☆ Fecho de sua preferência (eu usei um fecho velho de sutiã, aqui é reciclage rapá)
☆ Fita métrica
☆ Algo pra riscar o tecido, tipo giz de alfaiate, etc...


Esse bolerinho é um bolerinho levinho para usar por cima de no máximo 2 camadas finas de roupa.
Note que se tiver franzidos ou botões na roupa de baixo, vai ficar aparecendo por ele ser bem justinho ao corpo.


Enfim, essa é a dita cuja brusinha:

A primeira coisa é definir onde você vai cortar ela, e essa talvez seja a coisa mais importante!
Boleros lolita, especialmente pra sweet, são curtinhos para não interferir na silhueta.
Se você deixar ele muito longo, provavelmente falte tecido para os babados.

Eu cortei de acordo com um bolero que eu tenho da AP. Mais ou menos medindo, dá uns 8 dedos desde a parte debaixo da axila. Não esqueça que ele vai ficar mais comprido quando terminado por causa dos babados, e não se esqueça de deixar mais ou menos um cm a mais para a costura.

Também não se esqueça de alfinetar tudo antes de tacar a tesoura, porque essa malha é uma bosta e fica dançando ~~


Reserve a parte de baixo para fazer os babados.

Pegue a parte da frente e dobre ao meio para fazer a marcação do corte do bolero. Alfinete costura com costura: primeiro a costura de um ombro com o outro, depois a costura das laterais uma com a outra. Após isso, alfinete o resto sem fazer força e esticar.

Com o giz de alfaiate, comece pela "gola" uma linha mais ou menos reta e vá arredondando até chegar na costura da lateral. Me perdoem a falta de destreza no paint, mas é mais ou menos assim que vai ficar. Depois que estiver tudo ok, faça o corte. Se você não tem muita destreza com a tesoura, sugiro alinhavar as duas partes juntas antes de cortar pra não dar diferença.


O próximo passo é super importante!!!
Vejo sempre nesses tutoriais de customização o povo tacando a tesoura e esquecendo de uma coisa fundamental:
DAR RETROCESSO NAS COSTURAS QUE VOCÊ INTERROMPEU!
Não importa se é gola, se é o que raio for; passou a tesoura e interrompeu a costura, dê retrocesso para não descosturar tudo! faça isso em todas as costuras que você interrompeu, SEMPRE.


Próximo passo: Babados!
Os meus eu cortei com 7 cm, já contando com as costuras, o que pronto fica mais ou menos com 5 cm.
Tenha em mente que babados muito compridos vão ficar bregas e desproporcionais.
Eu cortei duas tiras de 7cm de altura, utilizando a volta toda da blusinha (mede 7cm, marca uma linha, e corta com o resto ainda fechado da blusinha, e depois abro uma das costuras). 


Talvez dependendo do seu corte você precise de mais um pedaço, então sugiro alinhavar ou alfinetar uma tira na outra e dar uma franzidinha antes para ver se as tiras são suficientes.
Lembrando que como é viscose, um tecido relativamente leve, não é bom abusar de babados senão vai ficar pesado e estranho.

Feito o teste e estando no tamanho certo para franzir, costure uma tira na outra.


Depois de costurar, passe o zig zag na ponta.


Corte as pontas das tiras de forma arredondada.


Faça o acabamento das pontas com zig zag. Depois alfinete (e se preciso alinhave) as pontas para poder costurá-las.

Vai ficar assim:


Depois de pronto, franza a parte de cima da tira (a que você ainda não mexeu) e distribua o franzido na parte de baixo do bolero.
Alinhave se necessário.
Costure o babado no bolero.
Depois de costurado, passe uma costura na borda dos panos, e ao terminar, um zig zag no meio, para ficar um pouco mais bonitinho. Apare as pontas irregulares se necessário.

Terminado, bata a costura do lado de fora para ficar ajeitadinha.


E pronto, seu bolero está pronto para você adicionar os enfeites e fechos que quiser!
O fecho que coloquei foi de sutiã que eu desfiz e tirei só os colchetes, mas você pode só colocar fitas na frente para amarrar em forma de laço ou até pregar um botão de pressão.



Se você gostou, comenta aí embaixo!
Quem sabe eu faça mais tutoriais!

8 comments:

  1. Nossa ficou ótimo!

    Fiquei querendo testar também, hehe

    ReplyDelete
  2. Adorei o tutorial! Ficou super bem explicado, além do resultado estar lindo. A cor do novo bolero tá perfeita para o seu coord ♡

    ReplyDelete
  3. eu estava a meses pensando em comprar umas blusas comuns para personalizar no casual lolita e até mesmo fazer nesse estilo mas sempre que ia as lojas ficava na duvida de qual deveria levar! esse tutorial vai me ajudar demais, obg mesmo Ana <3

    ReplyDelete
  4. Revisitando esse post! Quero muito tentar fazer um bolerinho seguindo esse tutorial.

    ReplyDelete

Welcome!
I love reading your comments! They make my day and make me inspired to post new things!