Sunday, November 3, 2019

10 coisas que você odeia em Lolita | Desafio Lolita - dia 3


Voltando com o desafio dos 30 dias, um post chato de fazer, mais chato do que as 10 coisas que eu gosto: 10 coisas que odeio!

Na real, não tem muito o que eu odeie em lolita. Já me conformei com calor, com anágua, com peruca, e realmente tudo que eu poderia dizer há uns anos atrás que odiava / nunca usaria no estilo já não é fato mais, o fato é que "dessa água não beberei" não faz parte do meu vocabulário, porque com certeza beberei sim, já que toda hora estou experimentando algo novo.

Sendo assim, tentei a muito custo elencar 10 coisas que eu não gosto no estilo, apesar de eu já ter me conformado que a maioria delas não tem solução imediata (e se pá nem a longo prazo).


10 coisas que odeio em lolita


1. A atenção que o estilo chama.

Mesmo estando de casual, indo para o meeting sem anágua, usando um vestido sem estampa e o cabelo super liso todinho preto, ainda assim vai ter alguém olhando esquisito e/ou te perguntando onde é o teatro/apresentação, simplesmente porque mesmo um outfit incompleto é muito diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver.


2. O assédio que você sofre principalmente quando usa sweet lolita

Esses tempos atrás na Liberdade teve uma mãe querendo que eu tirasse foto com o filho que puxou tão forte minha mochila lolita que eu quase caí para trás. E um senhor que começou a fazer um questionário policial querendo saber o porquê de eu estar vestida assim e me perguntando incisivamente onde eu estava indo pra ir comigo. Outra vez foi um cara muito creepy que começou a tirar selfies na minha frente no Butantã para tentar pegar eu na foto - ele tinha muita cara de pedófilo, mano. A parte mais doida disso é que no último meeting gothic eu estava usando roupas pretas e chifrinhos de morcego da Antique Beast, e o metrô estava LOTADO, e ninguém se atreveu a sentar do meu lado sei lá por qual motivo. Parece que estar de rosa é um imã para gente abusada.


3. A demora para chegar as coisas


Nesse exato momento estou super raivosa porque uma das prints que a AP anunciou o lançamento acho que três semanas atrás JÁ ESTÁ FAZ TEMPO NA CASA DAS GRINGAS e meu pacote de coisas lolita que foi enviado quase ao mesmo tempo está há quinze dias ÚTEIS parado no CTI sem liberar nem para eu pagar a taxa. Nem o EMS escapa, já que paguei uma fortuna em um esses tempos atrás e demorou UM MÊS PRA SER ENTREGUE - achei que EMS significava express mail service, e não "espere muito sim". Dei já tchau pras meias do Holy Lantern, porque só vou ver elas no Halloween do ano que vem. E olha que nem chegou o 11.11 ainda.


4. Passar babados


Não preciso nem explicar né.


5. As pedrinhas no chão quando estou de Rocking Horse

A gente ri e acha engraçado porque não está usando agora, mas quando o rocking horse está no pé eu amaldiçoo qualquer irregularidade no chão.


6. Odeio que minhas amigas lolita estejam longe - na maioria, em outros países


Na verdade, quem está morando no lugar errado sou eu :/ .Um dia quero poder visitar cada uma delas!


7. O nome "Lolita"

O que a gente tem que aguentar de pedófilo, de kinkster e de shadowban no Instagram e post denunciado como impróprio no Tumblr!!! Mas fazer o quê né, o nome pegou, e a gente tem que arcar com todo o peso dele, infelizmente.


8. Gente que não lava roupa lolita

Teve um vestido que importei que a água da lavagem parecia caldo de feijão. É. E ele era rosa, imagina só. Com listinha no egl cheia de experiência das meninas lavando as prints, tem gente que ainda morre de medo de passar o vestido perto de água. É fundamental saber lavar suas roupas lolita, e saber SE elas podem ser lavadas com água ou lavadas a seco, mas quase tudo é lavável com água - eu pelo menos nunca tive problema nenhum com isso. Se você não sabe como vai fazer pra lavar sua roupa cara, sugiro aprender antes de comprar.


9. Odeio que as Bibles pararam de ser publicadas.


Eu cresci vendo as bibles como um ícone da moda lolita. Quando pude pôr minha mão nelas foi algo super maravilhoso, especialmente quando descobri que na Liberdade tinha nas duas livrarias - Sol e Fonomag -, então ir até à Liberdade e poder folhear as revistas, mesmo que sendo lançamentos passados, já que aqui chega tudo depois, era algo muito mágico. Mais mágico ainda era a volta para casa com a revista e um monte de guloseimas japonesas no ônibus: enquanto comia, folheava as páginas, sonhadora.
Pra mim é muito triste agora que tenho condições de comprá-las frequentemente, que tenham acabado. Sei que tem um monte de revista lolita em circulação agora, mas não é a mesma coisa sabe? Acho que ainda está para ser inventada uma revista lolita melhor que as bibles. Abrir a revista e achar adesivos, várias páginas com os lançamentos fotografados especialmente para o formato revista; os street snaps, os "quadrinhos" no final da revista, sempre acompanhado de uma folha de molde entre a contracapa e a última página... é muito nostálgico.


10. Odeio me sentir nostálgica com o estilo (?)

Nessa década em lolita, tanta coisa boa acabou terminando/fechando, como por exemplo as bibles, o Livejournal, o Fórum Moda Lolita Brasileiro, a Milkyfawn largando lolita, a AP mudar o estilo de coisas que fazia... Lógico que são momentos diferentes hoje e seis anos atrás, e hoje também há coisas boas se você parar para pensar, mas mesmo assim sinto falta das coisas do meu tempo, e odeio me sentir nostálgica por isso.


Enfim, foi meio difícil achar dez coisas, mas acabou saindo.
E vocês, o que odeiam em lolita?


6 comments:

  1. Agora eu quero usar só gothic, porque o medo que eu tenho de ter que tretar com pedófilos na rua Hsuahsuahsua E pra completar, eu tenho cara de criança, então é certeza que vai aparecer algum!!! Ainda nem tive coragem de estrear meu primeiro vestido!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O mais provável é que mães venham tentar te convencer a tirar fotos. Essas coisas de homens acontecem, mas não tão frequentemente na rua. Assim, mesmo com tudo eu ainda não deixaria de usar o que gosto só pela ~possibilidade~ de alguém encher o saco. E olha que estou em lolita há dez anos, imagina quanta encheção de saco já aguentei.

      Delete
  2. me identifiquei muito com a parte da bible pq só a apenas 2 meses que comecei a ter condições de comprar uma bible (no qual tenho apenas uma), e com a dos babados, sério é um porre passar eles :~
    ahh é, além de fato das pessoas tirarem fotos escondidos ou serem bem abusivos pra chegar na gente, de fato isso é algo que odeio até hoje, de resto acho q estou como você, bem acostumada já. Tinha coisas que eu odiava que hoje a gente aprende a conviver para ficar na moda e n incomoda mais, de fato algumas coisas é questão de costume!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bem isso! Algo que nunca me acostumo é com toda essa "atenção", especialmente quando chega no ponto da pessoa tocar em você. Tem gente que acha que é frescura, mas acho inadmissível um estranho me puxar pelo braço, puxar meus pertences com força ou ficar me tocando só porque estou vestida diferente.

      Delete
  3. Certamente concordo sobre assédio, tenho um pouco de medo quando saio sozinha de Lolita principalmente por que também sou muito tímida e tenho carinha de bebe(hehe o q estou me a costumando a ver o lado bom de tela). Nunca tive uma revista Lolita elas parecem tão legais,eu gostaria muito de ter algumas um dia mesmo não sabendo ler em Japonês. Eu realmente
    tenho medo de pegar alguma print que não possa ser lavada e gostaria mesmo de saber quais prints não podem sera lavadas. Sim também passo um sufoco com babados mas costumo tentar passar com vapor e com peça ao inveso. Eu sou bastante tímida então toda essa atenção da moda me deixa um pouco desconfortável com os olhares alheios. Eu realmente queria um Rocking Horse para usar com meu Wa-Lolita mas tenho medo de não saber me equilibrar já que até num salto um pouco mais alto tenho dificuldades para usar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quanto à assédio é aquela coisa, a gente não pode evitar de acontecer, mas sempre é bom a gente garantir que está em segurança, principalmente se a pessoa começar a seguir na rua, é bom tentar achar um lugar seguro até que ela desista, ou mesmo comunicar algum guarda que esteja por perto. Ah, sobre as prints, é só digitar o nome dela no google e buscar por reviews! Rocking horses são super fáceis de andar, o único problema é ter desníveis no chão, porque ele pode virar se não tomar cuidado.

      Delete

Welcome!
I love reading your comments! They make my day and make me inspired to post new things!