Monday, November 18, 2019

Manutenção da anágua / Petticoat maintenance


Conforme o tempo passa, você usa a anágua, e consequentemente a lava, a tendência é que a goma que vem no tecido quando ele é novo acabe saindo, por isso que é recomendado lavar pouco sua anágua. Mas como eu sou idiota e fanática por limpeza nas minhas roupas lolita, sempre estou lavando as anáguas, numa base de a cada duas vezes que eu uso haha. Resultado disso é elas darem uma murchada. Normalmente eu usava a Goma Pox para engomar minhas anáguas de tule/filó, mas ela simplesmente não funciona na organza.

Assim, testei uma técnica nova para engomar e ficou muito bom! Só não revelo o que é ainda para testar antes e ter certeza de que funciona. Mas de antemão o que posso dizer é que minha anágua ficou tão grande e volumosa quanto veio. E só para ter uma ideia, ilustro com a foto do meu vestido mais pesado da AP, que normalmente precisa de duas a três anáguas para ficar desse tamanho, e ficou assim só com a anágua engomada.


As time goes by, you wear your petticoat, and consequently wash it, the tendency is that the gum that comes in the fabric when it is new ends up coming out, so it is recommended to wash your petticoat as little as possible. But since I'm an idiot and a cleaning fanatic on my lolita clothes, I'm always washing petticoats on a basis of every two times I wear them haha. The result is that they lose some poof. Usually I used Goma Pox (a brazilian gum) to make my tulle petticoats more poofy and hard, but it just doesn't work on organza.

So I tried a new technique and it was very good! I just do not reveal what it is yet to test before and make sure it works. But beforehand what I can say is that my petticoat got as big and poofy as it came. And just to give you an idea, I illustrate it with the picture of my heaviest AP dress, which usually needs two to three petticoats to be that size, and that's just the petticoat I tested that technique.

Assim que testar tudo o que preciso, posto um tutorial.
E vocês, com que frequência lavam/engomam suas anáguas?

Once I test everything I need, I will post a tutorial.
And you, how often do you wash / starch your petticoats?

4 comments:

  1. esse vestido é maravilhoso e eu vou ficar super esperando vc lançar o tutorial, esses dias engomei a minha anágua e tipo foi um sufoco, ela ficou bem alta volumosa até, mas fiz um processo caseiro.

    Eu não lavava por medo de murchar, só que elas começam a ficar encardida e isso me incomoda muito, então eu lavei, meu erro é q meti na maquina AUIHuiahUIAHuihauHA n sei porque mas achei q ia estragar menos assim. Hoje lavo todas minhas roupas com peças na mão, não me importo de engoma-las depois, acredito que fazer estes processos faz parte do estilo de vida lolita.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sei lá, a anágua é a única peça que eu simplesmente jogo na máquina, o resto todo eu lavo à mão. Até agora nunca tive problema com lavar elas na máquina.

      Engomar é algo indispensável mesmo, e um ato de amor com as anáguas <3

      Delete
  2. Bom, eu normalmente lavo só quando tá muito tempo guardada, e sempre na mão.

    Meu procedimento pra engomar consiste na velha fórmula de maisena, mesmo xD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Legal! A maisena funciona super bem também! Eu tenho preguiça de preparar ela, então só compro a goma mesmo <3

      Delete

Welcome!
I love reading your comments! They make my day and make me inspired to post new things!